Com investimentos de R$ 4.6 milhões, Costa Rica inicia a construção de Nova Unidade Básica de Saúde Porte IV

“Nosso objetivo é garantir saúde de qualidade para todos. Com a nova Unidade Básica de Saúde, Costa Rica dará um passo importante na melhoria do atendimento. Queremos oferecer uma estrutura acolhedora que amplie o acesso e a diversidade de serviços disponíveis para nossa população”, afirma o prefeito delegado Cleverson Alves.
A UBS Porte IV é um modelo avançado de unidade de saúde, projetada para comportar até quatro equipes de Saúde da Família e quatro equipes de Saúde Bucal. Com uma área construída de aproximadamente 871,24 m² e uma área de cobertura de 1.033,89 m², a nova instalação promete ser um marco na atenção primária à saúde em Costa Rica.
A elaboração do projeto foi realizada em parceria entre o governo federal e o município de Costa Rica. O governo federal forneceu os documentos técnicos essenciais, permitindo que a equipe de engenharia municipal desenvolvesse o projeto executivo de forma adequada.
Localizada na Quadra 10, na Rua Marechal Floriano Peixoto esquina com a Rua das Torres, na Vila Alvorada, a UBS será erguida em uma área institucional do município que totaliza 5.643,00 m². O projeto prevê a construção de salas de atendimento, consultórios específicos e indiferenciados, banheiros comuns e adaptados para pessoas com deficiência, farmácia, consultório odontológico, sala de vacinação, sala de aplicação de medicamentos, sala de curativos, entre outros.
A iniciativa, que visa atender uma população maior com uma variedade mais ampla de serviços em comparação com as UBS de portes menores, é resultado de uma parceria entre o Governo Federal, Ministério da Saúde e o município de Costa Rica. Os recursos para a obra, totalizando R$ 4.685.250,80, são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com apoio do deputado federal Geraldo Resende.
A empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda, sediada em Campo Grande/MS, foi a vencedora da licitação e será responsável pela execução da obra. O contrato municipal, de número 5.561/2025, estipula um prazo de 450 dias para a conclusão da construção, período de 28 de março de 2025 a 21 de junho de 2026. A obra inicia a partir da Ordem de Serviço.
A expectativa é que a nova UBS Porte IV revolucione o atendimento à saúde em Costa Rica, proporcionando um serviço de qualidade, acessível e eficiente, refletindo diretamente na qualidade de vida dos moradores da região. Com essa iniciativa, Costa Rica dá um passo importante rumo ao fortalecimento do sistema de saúde local, evidenciando o comprometimento da gestão Cleverson Alves e Roni Cota – 2025/2028 com o bem-estar da população.